Cidades,  Prefeitura,  São Caetano do Sul

PMSCS responde sobre Escolas, alunos e vagas

A Comissão LAI (Lei de Acesso à Informação) da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul encaminhou por email em 19 de junho de 2019 documento relativo ao Processo 11.499/2019 (clique aqui para obter a íntegra), também de 14 de junho de 2019, assinado pelo Prof. Fabrício Coutinho de Faria, Responsável pelo Expediente da Secretaria da Educação.

O documento responde os questionamentos que foram realizados em 11 de junho de 2019, através do protocolo 20190611085507 (veja este post).

Novamente, é importante destacar que a resposta veio em prazo bem curto. Como citado em post anterior, é uma atitude positiva e bem-vinda.

Por outro lado, o suporte de mídia que foi fornecido (arquivo PDF) não auxilia no uso das informações para análises. Para tudo o que se deseja fazer, é preciso redigitar as informações. O fornecimento das informações detalhadas em uma planilha eletrônica seria muito melhor aproveitado para análises, comparações e estudos.

Vamos ao conteúdo. O primeiro quadro apresenta a quantidade de alunos matriculados por escola e série, além de 2 observações sobre escolas em reforma.

Pela informação, há 2 escolas em reforma (Eda e Oscar), mas não ficou claro o que ocorre com as crianças alocadas nela. Estariam sendo atendidas em outro local?

Como a informação recebida não permite uso direto, como citado acima, foi feita uma digitação completa do quadro de alunos matriculados para totalizar as informações. Veja o resultado.

Usando estes mesmos números, podemos ver um gráfico com a quantidade de alunos por série.

Neste gráfico se percebe uma concentração de alunos nas faixas intermediárias (3ª até 8ª) e menos alunos nas iniciais (1ª e 2ª) e na última (9ª). Se o volume de entradas de alunos para o primeiro ano em 2019 for equivalente ao que se tem hoje, e considerando que todos os anos acima subirão 1 nível, a quantidade total será próxima da atual.

O segundo quadro apresenta as escolas, números de salas e a distribuição por turno.

Ao se comparar a quantidade total de salas e a sua utilização, em alguns casos há uma pequena folga.

Por fim, um quadro com o endereço das 20 escolas sob administração da prefeitura.

O mapa abaixo mostra o território do município de São Caetano do Sul.

Ao se marcar o endereço de cada escola sobre o mapa, digitando-se cada um dos endereços (já que o formato do arquivo não ajuda, como citado acima), temos a seguinte distribuição.

Há uma forte concentração de escolas na parte sul da cidade, talvez a mais populosa. Como não se tem a distribuição de unidades residenciais da cidade, não é possível fazer nenhuma correlação de população por região. Aliás, nem mesmo a quantidade total e estimativa de crescimento é apresentada (veja este post).

Por fim, mesmo com todas estas informações, há muito ainda a entender. A prefeitura deveria prover os cidadãos que pagam impostos de mais informações e estudos sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *