Geral

Dois anos de Cidade em Números

No dia 11 de Julho de 2017, às 04h07, nascia o site Cidade em Números. Este mês o site completa 2 anos de atividade!

A primeira postagem (veja este post) foi apenas uma apresentação do que o site conteria. Naquele momento, ainda não havia um direcionamento preciso do que o site apresentaria, mas já havia a definição de que São Caetano do Sul (veja este post) seria a primeira cidade a ser trabalhada.

Questões relativas a remuneração de pessoal era, e continua sendo, um forte candidato a figurar nas páginas do site. Este primeiro post com detalhes das remunerações do DAE (hoje SAESA) já apresentava informações praticamente desconhecidas dos cidadãos da cidade. Motivo? A forma de divulgação das informações no Portal da Transparência municipal é de difícil compreensão. Quando as informações são retiradas e apresentadas de outra forma, muitos detalhes importantes passam a ser vistos com clareza.

E quais são os números do Cidade em Números? Vamos a alguns:

  • Mais de 500 postagens informativas
  • Quase 100 pedidos de informação à Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul
  • Quase 30 pedidos de informação à Câmara Municipal de São Caetano do Sul
  • Diversos pedidos de informação ao DAE/SAESA
  • Diversos pedidos de informação à Fundação ABC
  • Arquivos e documentos que chegam a 1,2 Gb de tamanho
  • Centenas de reais gastos mensalmente com hospedagem e armazenamento
  • Quase 700 pessoas seguindo as publicações através do Facebook
  • 9 manifestações ao Ministério Público de São Caetano do Sul

E quais as dificuldades enfrentadas neste tempo todo? Muitas!

  • Ausência de informação adequada nos sites oficiais
  • Recusas da Prefeitura, Câmara e Autarquias em oferecer respostas adequadas e consistentes
  • Burocracia exagerada para obtenção de informações simples
  • Informações desencontradas, incompletas ou mesmo inexistentes

Embora as dificuldades tenham sido muitas, há também muito a comemorar. A principal delas, talvez, seja a abertura das informações da Folha de Pagamento da Câmara Municipal de São Caetano do Sul. Depois de muitas tentativas de se obter detalhes da Folha de Pagamento, o Ministério Público foi acionado (veja este post). Quase um ano depois a Câmara divulga em detalhes toda a Folha de Pagamento, algo perseguido por muito tempo e por muitos, mas que era simplesmente ignorado pela Câmara.

O caso da recusa em fornecer informações do DAE/SAESA é outro ponto importante. Mesmo que ainda não esteja resolvido (veja este post) , o Ministério Público está atuando e uma solução é esperada para breve.

O que foi apresentado no final da postagem de 1 ano (veja este post) continua valendo, veja:

O que seria uma atividade de pura matemática aplicada nos números públicos, sem questionamento partidário, se tornou em uma atividade de paciência, persistência e acionamento de instâncias públicas mais qualificadas para obtenção de informações.

Há o que ser comemorado? Sim e não. O site Cidade em Números trouxe luz sobre vários pontos obscuros dos números da cidade, mostrando sua cidade de outro jeito, mas, infelizmente, conseguiu pouco avanço na ideia de apresentar mais informações sobre todas áreas da cidade inicial e agregar mais cidades para atender mais cidadãos.

No ano passado um importante apoio logístico/financeiro ajudou na retirada de documentos disponibilizados pela administração pública (veja este post), já que a modernidade ainda não chegou aos órgãos públicos. Além dela, muitas outras ajudas estão se avolumando. Colaboradores anônimos colaboram e incentivam por maior atuação. O anonimato é pelo receio de represálias ou perseguições políticas dentro da cidade. O site e suas postagens não tem nenhum vínculo partidário, mas a divulgação de informações que sempre foram ocultadas ou dificultadas deixam muitos insatisfeitos.

Diante de tudo isso, a disposição para continuar é cada vez maior. Neste aniversário, todos podem comemorar. A festa é da cidadania. Parabéns a você que tem acompanhado a história do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *