Cidades,  DAE / SAESA,  São Caetano do Sul

SAESA: 1 ano com o MP

Em 7 de fevereiro de 2018, há mais de 1 ano, a SAESA respondeu de forma evasiva e diversionista que todas as informações a que se pedia acesso estavam disponíveis no portal da transparência. Ignorou todos os pedidos específicos (veja este post).

Em 23 de março de 2018 comunicamos que havia sido enviada uma manifestação ao Ministério Público de São Caetano do Sul com um relato e farta documentação sobre as recusas da SAESA em fornecer informações detalhadas sobre suas atividades (veja este post).

Já em 18 de abril de 2018, em um contato telefônico com o Ministério Público de São Caetano do Sul, ficamos sabendo que a SAESA já havia respondido ao ofício que havia sido encaminhado a ela pelo MP e que o mesmo já estava de posse do MP para apreciação (veja este post).

Pelo que aconteceu depois, podemos concluir que as respostas da SAESA não foram satisfatórias, mas não há mais detalhes sobre o assunto. O que se tem é que o site do MP mostra um processo administrativo (veja este link) e cuja data de abertura é 20/07/2018, ou seja, hoje se completa um ano de processo. O histórico deste processo dentro do MP pode ser visto abaixo:

No histórico constam diversas “idas e vindas”, mas nada surtiu efeito até hoje. Não há detalhes do que está ocorrendo. Infelizmente o MP não libera para consulta os documentos que estão sendo produzidos no processo. Mas em consulta ao portal da transparência, onde deveriam aparecer informações mais detalhadas sobre as atividades da SAESA, não se nota nada diferente do que se via a mais de 1 ano atrás.

A triste realidade é que a SAESA continua consumindo muitos recursos financeiros sem que a população tenha acesso aos detalhes da folha de pagamento, fornecedores, contratos e demais documentos operacionais de suas atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *