Cidades,  Fundação ABC,  São Caetano do Sul

Conselheiros da PMSCS na direção da FUABC

A FUABC (Fundação do ABC) é uma pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação. Foi foi criada em 1967 com intuito de viabilizar uma faculdade de medicina no Grande ABC, mas, com o passar dos anos, começou a ser encarada como parceira estratégica das prefeituras do Grande ABC para a gestão e assistência em saúde.

A Fundação do ABC encerrou 2018 com total de 22.416 funcionários diretos e receita de R$ 2.323.061.440,00. É mantenedora de 16 hospitais e 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além da Faculdade de Medicina do ABC e de uma Central de Convênios, que atua por meio de contratos de gestão e convênios.

Ainda, com base no site da entidade, ela tem sob sua gestão as seguintes unidades:

  • Faculdade de Medicina do ABC
  • Hospital Estadual Mário Covas de Santo André
  • Hospital da Mulher de Santo André
  • AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Santo André
  • AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Mauá
  • AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Praia Grande
  • Complexo de Saúde de Mauá / Hospital Nardini
  • Complexo Hospitalar de São Bernardo (Hospital Anchieta, Hospital Municipal Universitário, Hospital Municipal de Clínicas José Alencar e Hospital e Pronto-Socorro Central)
  • Complexo Hospitalar de São Caetano (Hospital Márcia Braido, Hospital Maria Braido, Hospital de Emergências Albert Sabin, UPA Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho, Hospital São Caetano, Hospital Euryclides de Jesus Zerbini e Complexo Municipal de Saúde)
  • Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá
  • Hospital Estadual de Francisco Morato “Prof. Carlos da Silva Lacaz”
  • Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP)
  • Contrato de Gestão São Mateus/SP.
  • Central de Convênios (Gerencia dezenas de planos de trabalho específicos, entre os quais UPAs em Santo André, São Bernardo, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Santos)

O site Cidade em Números já buscou algumas informações sobre profissionais que prestam serviços para a Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, notadamente em casos de profissionais que tem atuação tanto pela Prefeitura como pela Fundação (dupla jornada). Neste caso específico (veja este post), a Prefeitura se negou a fornecer detalhes dos apontamentos de horas.

Hoje, a CBN veiculou uma matéria a respeito da FUABC, com graves denúncias comprovadas de favorecimento no atendimento à população. A reportagem pode ser vista neste link.

Cada prefeitura participante desta entidade tem membros indicados para auxiliar na gestão. Mas quem são eles? Não foi possível identificar os responsáveis por São Caetano do Sul no site da entidade. Assim, para que se possa conhecer os nomes dos designados para esta função, foi aberta uma solicitação de informações através do e-SIC da prefeitura, com o seguinte teor:

A CBN fez uma importante matéria hoje a respeito da FUABC (https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/270480/prefeitos-do-abc-acomodam-mais-de-150-aliados-de-2.htm), incluindo graves denúncias de favorecimento no atendimento à população. Como a FUABC se trata de uma fundação com a participação de prefeituras, cada uma indicando conselheiros para auxiliar na gestão da fundação, solicito o nome e cargo dos conselheiros que estão desempenhando esta função no momento. Solicito também cópia eletrônica (disponibilizada no portal da cidadania) do documento de nomeação e que conste período da gestão.
Obrigado.

O número do protocolo desta solicitação é o 20190812205623.

Ao se buscar detalhes das receitas e despesas da entidade, encontra-se uma evolução surpreendente nos últimos 8 anos. Veja a evolução das receitas e despesas de 2010 a 2018 no quadro abaixo:

Evolução Receitas e Despesas Fundação ABC 2010 a 2018

E, para efeito de comparação, a evolução com base no IGP-M considerando como base o ano de 2010.

Comparativo Evolução Real x Evolução com IGP-M Fundação ABC

É possível notar um crescimento muito acima do índice IGP-M/FGV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *