Cidades,  Prefeitura,  São Caetano do Sul

PMSCS Gasta R$ 340.000,00 para divulgar Fornecimento de Uniformes Escolares

Data do E-mail com a resposta: 05/03/2020
Processo 2982/2020-1 de 05/03/2020
Assinado por Fernando Scarmelloti (Subsecretário de Comunicação)
Resposta Solicitação 20200215104338 de 15/02/2020 (veja este post)

Segundo a resposta, o valor total gasto nesta campanha publicitária para divulgação dos Uniformes Escolares foi de R$ 339.673,08.

Considerando que o valor destinado ao programa foi de R$ 4.730.000,00 (veja este post), houve um gasto adicional de mais de 7% para a publicidade.

Entretanto, há algo incoerente. O público a ser impactado é bem conhecido, tanto em termos quantitativos como de identificação. Considerando que são aproximadamente 22.000 alunos, haveria um total de menos de 22.000 responsáveis a serem impactados (menos de um responsável por criança, já que um responsável pode ter mais de um filho em idade escolar).

Vale lembrar que o público destino (responsáveis) já tem um vínculo com a escola (matrícula) e poderia ser informado neste momento. Mas, digamos, que não tenha sido feito. Fazer uma campanha aberta, para um público geral tentando impactar um grupo conhecido e reduzido, é, no mínimo, uma decisão de difícil explicação. O custo por interessado fica em R$ 15,43 (total do gasto dividido por 22.000 responsáveis), e ainda se corre o risco de não impactar a todos.

Com este valor, seria possível entregar uma correspondência mais esclarecedora e direta a cada responsável, com protocolo de entrega, via Correios. Seria uma ação mais assertiva e segura.

E tem mais. Segundo o site do Diário do Grande ABC, a quantidade de exemplares e sua distribuição tem este perfil:

Tiragem Diário do Grande ABC

São 35.000 exemplares aos domingos, sendo que 10% são para São Caetano do Sul. Isso resulta em 3.500 exemplares “úteis”, um número bem inferior ao número de responsáveis desejados.

Além do alto custo e pouco direcionamento, há a questão da informação veiculada. Nenhuma orientação ou procedimento a ser seguido, tanto no impresso como em banner digital.

Ao que tudo indica, a publicidade não foi direcionada aos responsáveis pelas crianças. Foi uma divulgação publicitária da Prefeitura. A frase contida na resposta dá bem esta dimensão: “Para valorizar a iniciativa da Prefeitura…

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