Câmara Municipal,  Cidades,  São Caetano do Sul

Um pouco do histórico de projetos legislativos

Depois da busca do histórico (veja este post) dos projetos legislativos da Câmara Municipal de São Caetano do Sul as primeiras avaliações começam a mostrar um quadro do que foi produzido por esta casa legislativa. São autorizações, cartas, comunicações, contratos, indicações, manifestos, moções, requerimentos e diversos outras classificações de documentos.

O histórico começa em 1985. Existe um único projeto de 1973 que foi removido do conjunto. Sem ele, temos o quadro da quantidade de projetos protocolados a cada ano. Nota-se que a partir de 2014 houve um grande aumento no número de projetos apresentados.

quadro da quantidade de projetos protocolados a cada ano na Câmara Municipal de São Caetano do Sul

Mas o que seriam estes projetos? Bom, o volume é considerável, mas um quadro com as palavras mais utilizadas (maiores) dá uma primeira ideia do que tratam estes projetos. Conforme as letras vão diminuindo elas são menos presentes nas ementas dos projetos.

quadro de palavras mais utilizadas nos projetos legislativos

Observação: Para efeito da montagem deste quadro acima diversas palavras não relevantes foram removidas. Alguns exemplos de palavras removidas são: objetivando, indicação, prefeito, ao, da, projeto, do, requerimento, solicitando, ofício, lei, etc.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *