Cidades,  Fundação ABC,  Fundação ABC,  Fundação ABC,  Santo André,  São Bernardo do Campo,  São Caetano do Sul

Folha de Pagamento da FUABC com falhas de informação

A FUABC liberou recentemente as informações da Folha de Pagamento de julho/2020 em seu Portal da Cidadania da FUABC. Agora, ao invés de arquivos em formato PDF foram divulgadas planilhas em formato XLSX. É um avanço, mas ainda longe do que preconiza as normas legais.

Embora tenha ocorrido esta “evolução”, as informações ainda são de difícil interpretação. Em nova tentativa de se obter os dados consolidados da folha para a montagem de um quadro evolutivo, encontram-se novamente problemas com as informações. Um mesmo número de matrícula é usado para identificar pessoas distintas dentro de uma mesma entidade.

Para entender a situação: a entidade divulga 2 planilhas distintas que somente com a junção delas se chega a um único profissional. Das 10 colunas de informações oferecidas, 3 constam nas 2 planilhas (empresa, cargo, matrícula). Entretanto, o campo de matrícula na planilha de cargos tem uma composição distinta da planilha de salários. Veja nas 2 imagens abaixo um exemplo.

A matrícula 000011 aparece 3 vezes na primeira planilha, sendo que há uma informação preliminar (02, 03 e 06) que as distingue. Já na segunda planilha a informação preliminar não aparece. Como relacionar eletronicamente as informações?

Assim, reabrindo a solicitação de número 0041/2020, foi enviada agora (03/09/2020 14h45) um e-mail para transparencia@fuabc.org.br com o seguinte teor:

Boa tarde,
Acredito que a situação da solicitação de informação de n° 0041/2020 não esteja corretamente esclarecida e resolvida.

Ao avaliar as planilhas do mês 07/2020 do 16-COMPLEXO SBC, agora em formato .XLSX (ainda fora dos padrões estabelecidos pelas normas vigentes), nota-se que há falta de um campo para relacionamento correto entre as planilhas de “salários” e “cargos”. Veja um caso como exemplo (há dezenas de casos similares apenas nesta planilha):
(imagem da planilha de Salários)
(imagem da planilha de Cargos)

É possível notar que o número de matrícula 000011 possui um código preliminar na primeira planilha mas não se encontra correspondência na segunda planilha. Isso impossibilita se relacionar corretamente qual linha da primeira planilha se refere a qual linha da segunda planilha. Poderia-se utilizar o campo de cargo como diferenciador, mas isso é algo muito frágil, pois poderiam ocorrer casos de cargos idênticos entre as pessoas de mesma matrícula. 

Uma solução seria que as planilhas fossem já divulgadas de forma que todas as informações de uma mesma pessoa estejam na mesma linha (uma única planilha com cargos e salários). Caso isso não seja possível, que haja uma forma de relacionar as linhas corretamente e sem possibilidade de equívocos.
Obrigado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *