Câmara Municipal,  Cidades,  São Caetano do Sul

Auxílio combustível para Vereadores?

O auxílio combustível para vereadores da cidade de São Caetano do Sul permite o reembolso de até 160 litros por mês por veículo (vereador).

Através de Pregão Presencial nº 01/2021), Processo CM nº 0036/2021, está sendo contratado o fornecimento de combustível que pode chegar a R$ 225.552,00 em 2021 apenas com esta despesa.

Vamos fazer algumas contas simples. Se considerarmos, como exemplo, um percurso entre 2 extremos da cidade (veja mapa abaixo), para locomoção por carro, temos uma distância de pouco menos de 8 quilômetros distância, qualquer que seja o caminho escolhido.

Rota entre extremos de São Caetano do Sul

Se considerarmos que um veículo faz 8 quilômetros por litro, poderiam ser realizadas aproximadamente 160 viagens em um mês para consumir o limite da gasolina prevista no auxílio.

Considerando-se 22 dias úteis de trabalho por mês, estamos falando em algo em torno de 7 trechos por dia.

Avaliando esta questão e a situação geral do país, o Observatório Social do Brasil – São Caetano do Sul, protocolou junto a cada gabinete de vereador um pedido de renúncia a esta verba até o final do mandato (2024). Cada vereador pode decidir individualmente (veja os documentos aqui). Cada resposta recebida pelo Observatório será apresentada no link anterior.

Note que não se trata da revogação deste auxílio, o que seria o mais indicado, mas exige uma reformulação mais demorada. É solicitado apenas a renúncia individual. Claro que, se os vereadores fossem conscientes de suas atribuições e responsabilidades perante à população que paga os impostos, esta revogação do benefício seria o mais adequado, resolvendo esta questão de forma definitiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *